

Amendoeira Doce
(Prunus Dulcis)
A florescência da amendoeira anuncia a primavera, sendo a primeira árvore frutÃfera a brotar no inverno e uma das últimas a dar o fruto. A amendoeira no Alto Douro cobre-se de pequenos botões em janeiro e durante os meses de fevereiro e março aparece a floração consoante as diferentes espécies.
A amendoeira tem em média um tempo de vida útil 50 a 60 anos, no entanto existem alguns exemplares centenários de grande porte, sendo portanto uma árvore que atinge uma longevidade considerável.
Setembro é o mês por excelência em que se procede à s várias tarefas associadas à cultura da amêndoa: desde o varejo à apanha manual, secagem e posterior partida que pode durar até finais de outubro. No passado, a partida da amêndoa no Alto Douro era um fenómeno social de convÃvio que ocupava longos serões durante os quais eram narrados contos, cantadas quadras e lançadas advinhas.
Ainda hoje existe uma ampla alfaia agrÃcola ligada ao ciclo tradicional de aproveitamento da amendoeira: serrotes, foices, tesouras, varas, cestos, sacos, partidores, bruÃços, lonas de serapilheira, bancos, medidas de capacidade...todos eles expostos ao público no Museu da Casa Grande, em Freixo de Numão.

Van Gogh, Flores de Amendoeira, 1890. Esta pintura é uma exaltação à vida, Van Gogh escolheu uma amendoeira que floresce, anunciando, no inÃcio de fevereiro, a chegada da primavera.
